>Febre Amarela em Guaíba

Febre Amarela em Guaíba

Saúde Pública

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.
Guaíba está entre as áreas de recomendação para vacinação contra a febre amarela. Muitas pessoas têm procurado os postos de Saúde a fim de realizar a vacinação, devido aos recentes casos da doença. Por conta da grande procura, a Secretaria de Saúde divulga as orientações necessárias.
Entenda o esquema vacinal: é considerada protegida toda pessoa que tenha recebido uma dose da vacina a partir dos 9 meses de idade. NÃO PRECISA realizar novamente quem já tiver uma vacina comprovada.
Para receber a dose
- Pessoas com 60 anos ou mais: é preciso avaliação médica solicitando a aplicação da vacina.
- Gestantes e lactantes: não é indicada a vacinação.
Confira os locais em que estarão disponíveis as vacinas contra a doença e o horário de funcionamento.

Locais de vacinação (das 8h às 12h e das 13h às 17h)
Pronto Atendimento Solon Tavares - na segunda-feira
UBS Vila Iolanda - na terça-feira
Unidade de Saúde da Mulher - na quarta-feira
UBS Columbia City - na quinta-feira
UBS Cohab - na sexta-feira