Espírito Santo

Espírito Santo

person

Não sou teólogo, nem padre, nem pastor, nem doutrinador e nem exerço qualquer atividade de cunho religioso. O que sou é o que sou, ou seja, um estudioso, um pesquisador da história da humanidade e seus desafios.

Pois bem, é dito e sabido pelos entendidos na religião cristã que Deus é trino. Isso quer significar que seria constituído de três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Todos em um e um em três. Meio esquisito isso, mas é bem assim.

O hinduísmo tem essa mesma proposta, Brahma, Vishnu e Shiva. Mas o hinduísmo é bem anterior ao cristianismo, séculos antes, e quem sabe teria influenciado o cristianismo que tem apenas dois mil anos de idade, enquanto o hinduísmo tem mais de cinco mil anos.

Mas o que eu quero dizer é que muitas pessoas acreditam no Espírito Santo sozinho, fazendo a sua obra milagrosa e arregimentando sectários em todas as classes sociais. E esquecem-se do triunvirato.

Mudando um pouco do Espírito Santo da trindade para o Espírito Santo, Estado que se localiza ao lado do Rio de Janeiro, é de se lamentar o que lá se está passando: retirar a polícia das ruas é dar margem a que tudo aconteça com boas ou más famílias. Saques de toda ordem, anarquia generalizada. Caos. Brasil. E haja Espírito Santo para suportar tudo isso.