Mudanças de Ideias

Mudanças de Ideias

person

O filósofo alemão Immanuel Kant disse que “o sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca”.

Na vida, muitas vezes, passamos por momentos onde ficamos sem reação. Lembro de dois momentos em uma dinâmica na sala de aula sobre verdades e mentiras. Uma menina confessou ser lésbica na frente de toda a turma. Era uma época em que os diferentes tipos de preconceitos era bem maior que hoje. Fiquei sem reação diante da forma como ela revelou sua opção sexual. Anos depois, vi ela com um marido e uma linda filha passeando pela rua.

Outra vez, também na sala de aula, a discussão na aula de Filosofia era sobre objetivos na vida e a missão de cada um com sua vida. Um dos estudantes simplesmente disse que não tinha objetivos ou sonhos na sua vida e destacou que ele não queria ser ninguém.

Nunca mais vi este aluno e não lembro da fisionomia dele. Gostaria de saber como é a vida dele hoje. Certamente mudou de ideia ou mesmo não mudando, alguma coisa fez  ou está fazendo.

Foram duas situações que mostram como cada um tem o direito de ser e pensar diferente e nada melhor que o tempo para ajustar as coisas e a nossa vida. Mas ainda bem que podemos amadurecer, com o tempo, e podemos trocar de ideias sobre a vida, política e o que de fato é a verdade ou as verdades existentes. Nisto tudo, o importante é o respeito pelas opções e  concepções de cada um.

Já dizia o nosso grande Guimarães Rosa: “O bom da vida é de que podemos mudar de ideias, concepções. Há pessoas fanáticas que se fecham numa visão de mundo e parecem ser as únicas donas da verdade. O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando”.