Vanessa Martins Melero

Vale a pena ter um dia para comer o quiser

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Você já ouviu falar no “dia do lixo”? Aquele dia que você se permite em comer o que quiser. Você passou a semana toda se cuidando, deixando de comer doces e frituras, consumindo mais frutas e verduras, mas reservou um dia da semana, geralmente sábado, para “chutar o balde” e comer o que quiser.

Se você se identificou, saiba que não está errada esta estratégia de deixar um dia para ir à pizzaria ou degustar aquela torta deliciosa. Porém, você não pode consumir tudo o que desejou a semana toda em um único dia. Por exemplo, comer neste dia, torta, pizza, batata frita, bolachinha recheada e refrigerante (bebida que deveria ser extinta, mas hoje não é a pauta do assunto de hoje).

Se você consumir tudo isso e mais um pouco, você ficará com problemas estomacais, sobrecarga no fígado, retenção de líquido, e sentirá fadiga, mal estar, etc. Tudo são questões de bom senso e equilíbrio. Você também não deve se culpar por ter saído um pouquinho dos hábitos saudáveis.

Esta culpa geralmente gera um estado emocional de ansiedade o que faz com que você consuma mais alimentos ditos “proibidos”. Caso você não queira sair completamente do esquema alimentar no final de semana, vou te dar algumas sugestões de doces e salgados saudáveis, para você consumir sem culpa. Mas lembre-se: permita-se consumir algo diferente de vez em quando, pois você merece essa sensação de bem estar e prazer. Doces e salgados saudáveis para o final de semana:

• Bolo de banana integral

• Muffin de leite em pó de legumes

• Bolo de caneca de cacau com farinha integral e aveia

• Tapioca de chocolate 70% cacau e morangos.

Estratégias para não descontar a ansiedade na comida

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Já ocorreu de você fazer uma refeição e em seguida abrir armários e a geladeira para procurar outra coisa para comer? Certamente você não está com fome. Provavelmente, você está ansioso, enfrentando alguma questão emocional. Procure mudar o foco do seu pensamento. Eu trouxe algumas ideias para você pôr em prática para enfrentar esta situação. Veja as opções que selecionei para você:

Beba um copo de água! A água relaxa e acalma. Beba aos poucos!

Leia um livro ou revista! Isso mudará o foco do seu pensamento.

Ligue para uma amiga(o).

Dance! Coloque sua música favorita e esqueça os problemas!

Planeja um encontro com os amigos! Ocupe sua mente com a organização desse encontro. Ligue para os amigos para convidá-los.

Faça meditação! Pesquise este método de desligar a mente e usufruir dos benefícios de uma meditação!

Separe as roupas que você não usa mais para doar! Todo mundo tem alguma roupa que não usa mais. Aproveite este momento para fazer uma boa ação.

Dica para as mulheres: Façam as unhas! Ou testem uma nova maquiagem. Estas estratégias também ajudam a relaxar.

Faça uma limpeza no seu celular! Limpe fotos, vídeos!

Tome um banho relaxante!

Brinque com seu filho ou cachorro!

Faça uma caminhada! Se a ansiedade for algo impossível de administrar sozinha(o), procure uma ajuda profissional de um psicólogo(a).