Vale a pena ter um dia para comer o quiser

Vale a pena ter um dia para comer o quiser

person

Você já ouviu falar no “dia do lixo”? Aquele dia que você se permite em comer o que quiser. Você passou a semana toda se cuidando, deixando de comer doces e frituras, consumindo mais frutas e verduras, mas reservou um dia da semana, geralmente sábado, para “chutar o balde” e comer o que quiser.

Se você se identificou, saiba que não está errada esta estratégia de deixar um dia para ir à pizzaria ou degustar aquela torta deliciosa. Porém, você não pode consumir tudo o que desejou a semana toda em um único dia. Por exemplo, comer neste dia, torta, pizza, batata frita, bolachinha recheada e refrigerante (bebida que deveria ser extinta, mas hoje não é a pauta do assunto de hoje).

Se você consumir tudo isso e mais um pouco, você ficará com problemas estomacais, sobrecarga no fígado, retenção de líquido, e sentirá fadiga, mal estar, etc. Tudo são questões de bom senso e equilíbrio. Você também não deve se culpar por ter saído um pouquinho dos hábitos saudáveis.

Esta culpa geralmente gera um estado emocional de ansiedade o que faz com que você consuma mais alimentos ditos “proibidos”. Caso você não queira sair completamente do esquema alimentar no final de semana, vou te dar algumas sugestões de doces e salgados saudáveis, para você consumir sem culpa. Mas lembre-se: permita-se consumir algo diferente de vez em quando, pois você merece essa sensação de bem estar e prazer. Doces e salgados saudáveis para o final de semana:

• Bolo de banana integral

• Muffin de leite em pó de legumes

• Bolo de caneca de cacau com farinha integral e aveia

• Tapioca de chocolate 70% cacau e morangos.