>Barra do Ribeiro festeja 60 anos

Barra do Ribeiro festeja 60 anos

Região

Neste final de semana, extensa programação irá marcar os 60 anos do município de Barra do Ribeiro. O Acampamento Farroupilha contará com rodeio e diversas atrações, como show de Tchê Guri, Márcio Padula, Renato Borghetti, entre outros.
No domingo a partir das 14h, apresentação da Banda União que animará a tarde até às 17h, após segue tertúlia livre no palco.

BARRA DO RIBEIRO: Com a criação do município de Guaíba, em 1926, Barra do Ribeiro, que disputava com Pedras Brancas (hoje Guaíba) para ser sede do Município, torna-se 2° distrito de Guaíba. Em 1958 pleiteou sua emancipação realizando a consulta plebiscitária a qual resultou na criação do município em 17 de fevereiro de 1959, de acordo com a Lei n° 3.719, assinada pelo então Governador do Estado, Leonel de Moura Brizola. As primeiras eleições foram realizadas em 24 de maio de 1959, instalando-se o governo municipal em 17 de junho do mesmo ano. O povoamento desta região iniciou-se em 1800. O município tem este nome devido ao encontro do Arroio Ribeiro com o Lago Guaíba. O primeiro prefeito foi Waldy Ribeiro Wurdig  e vice Alcides José Gattino.  No começo do século passado, o pintor Pedro Weingärtner esteve na região e inspirou-se nas suas obras, como no quadro  abaixo denominado “Barra do Ribeiro” – 1918 – óleo sobre madeira – acervo Pinacoteca Aldo Locatelli.