>Curso Normal

Curso Normal

Seduc disponibiliza versão online do livro que conta a história do Curso Normal no Rio Grande do Sul

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de seu Departamento Pedagógico, está disponibilizando o livro Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul. A obra resgata, através de fotos e um conjunto de narrativas, a trajetória da modalidade de ensino responsável pela formação de professores. Para ter acesso à obra completa e depois fazer o download basta  clicar aqui.https://www.dropbox.com/s/el5q8szf4li5a84/Livro%20Narrativas%20e%20Mem%C3%B3rias_Final_Sem_Linhas.pdf?dl=0

O Rio Grande do Sul é um dos poucos estados que ainda mantêm o Curso Normal - atualmente, a rede estadual possui cerca de 100 escolas da modalidade. “Foi uma honra participar desse resgate histórico. O Curso Normal faz parte da história da educação gaúcha, ao longo dos seus 149 anos de existência formou milhares de professores e professoras, tornando-se o principal curso formador de docentes do século XX no Rio Grande do Sul”, informa o assessor pedagógico da Seduc Clark Balbueno Sarmento, um dos organizadores da obra.

O livro de 312 páginas foi disponibilizado a todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), à Divisão Porto Alegre e às escolas envolvidas. Agora, todos terão acesso ao trabalho.