>Guion Arte recebe exposição  O Laçador & Os Gaúchos

Guion Arte recebe exposição O Laçador & Os Gaúchos

Arte e Tradição

A galeria Guion Arte promove, de 20 de setembro até 05 de novembro, a exposição “O Laçador & os Gaúchos”. A base da exposição será a obra icônica “O laçador”, criação de um de nossos maiores escultores, notadamente na arte estatuária, o pelotense Antônio Caringi. O centro cultural vai expor mais de 50 trabalhos inspirados na obra.

Escolhida em 1991, por votação popular, a estátua foi considerada símbolo oficial de Porto Alegre e, em 1992, tombada e considerada patrimônio da cidade. Criada no ateliê do artista no Rio de Janeiro para participar de um concurso, que tinha por objetivo selecionar uma obra em gesso, que fosse um símbolo do Rio Grande do Sul e traduzisse a figura do gaúcho. A obra do vencedor seria exposta no espaço central do pavilhão destinado ao Rio Grande do Sul na Exposição do IV  Centenário de Fundação da Cidade de São Paulo, no Parque ibirapuera. Após o evento, estaria prevista a sua doação à cidade de São Paulo. No entanto, a recepção da obra de Caringi por parte dos próprios gaúchos foi tão grande, que houve uma reivindicação popular para que a mesma fosse instalada em Porto Alegre.

A obra definitiva, em bronze, a ser instalada em Porto Alegre, foi inaugurada em 20 de setembro de 1958, marcando as comemorações do 123º aniversário da Revolução Farroupilha (1835-1845).