>Mostra em Guaíba completa dez anos

Mostra em Guaíba completa dez anos

Dia da Animação

O Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, sedia na segunda, 28 de outubro, às 19h30m, a Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação, da Associação Brasileira de Curtas de Animação. Além das mostras nacionais e internacionais, ocorre uma mostra infantil e outra de acessibilidade. O evento que já trouxe para Guaíba os principais nomes da animação gaúcha, tem motivado a produção de vídeos no âmbito escolar através de oficinas, palestras e mostras. Agendamento para a mostra oficial ou outras datas para mostra infantil e juvenil pelos fones 996167059.
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil.

COMO SURGIU
Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.
Em 2019 o DIA vai para a sua 16ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h simultaneamente nos locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todas as regiões do país.