>Ultramaratonista chega a Guaíba no dia 5 de setembro

Ultramaratonista chega a Guaíba no dia 5 de setembro

Percurso

Desde o dia 6 de agosto, o ultramaratonista Matías Anguita, conhecido como o "Forest Gump chileno", está percorrendo o trajeto que liga Rio de Janeiro a Santiago (Chile). Os 3.800 quilômetros que separam as duas cidades deverão ser percorridos em 60 dias. Matías Anguita passará por três países: Brasil, Argentina e Chile, devendo chegar ao destino final no dia 6 de outubro. 

A programação para cumprir o cronograma é bastante rígida: ele acorda às 5h30min, percorre 30 quilômetros, almoça, descansa um pouco e percorre mais 30 quilômetros à tarde. Isso está acontecendo diariamente, exceto em três ou quatro dias, reservados para descanso. O atleta está sendo acompanhado, durante todo o percurso, por uma equipe de retaguarda, um motor home e escolta. 

Dia 4 de setembro, ele passará por Porto Alegre e, no dia 5, virá a Guaíba, onde visitará a fábrica da Celulose Riograndense.  A CMPC é patrocinadora do “Desafio 2017 – Superando Fronteiras”. 

 Mudança de hábito

Matías tem 45 anos. Por muito tempo, levou uma vida sedentária que se limitava a uma rotina de trabalho, alimentação pouco regrada - o que o levou à obesidade – e consumo de dois maços de cigarro por dia. Até que, há 20 anos, decidiu mudar radicalmente seu estilo de vida.

Começou a praticar esporte, mudou completamente a alimentação e tornou-se vegano (não ingere nenhum alimento de origem animal). Assim, ele relata que encontrou o equilíbrio perfeito entre a alimentação saudável e a preparação física e mental, produzindo energia necessária para cumprir desafios extremos. Sua motivação para percorrer grandes distâncias é fazer uma campanha educativa mostrando a todos os benefícios da dieta vegana.