>Governador anuncia novos secretários

Governador anuncia novos secretários

Novo Governo

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, concluiu na sexta, 28,  o anúncio do primeiro escalão da gestão 2019-2022 com a divulgação de mais seis integrantes. Os novos nomes são Faisal Karam (Educação), José Stédile (Obras é Educação), Dirceu Franciscon (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Rodrigo Lorenzoni (Articulação e Apoio aos Municípios e Regina Becker Fortunati (Trabalho e Assistência Social). O vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Jr., acumulá a pasta de Administração Penitenciária, além da Segurança Pública.

Conforme o governador eleito, a montagem do secretariado exigiu a composição de perfis técnicos e políticos. No caso da Secretaria da Administração Penitenciária, a opção de Leite foi por manter a pasta integrada à Segurança Pública, já acumulada por Ranolfo, até que seja concluído o processo de desmembramento das duas estruturas. “Não se trata só de criar uma nova pasta. Merece um processo de transição mais cauteloso”, explicou o governador.

Com o anúncio, Leite concluiu a montagem do primeiro escalão, que deverá se reunir pela primeira vez no dia 2 de janeiro, às 8h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

 

Abaixo, o currículo dos novos secretários

Faisal Karam (Secretaria da Educação) – Tem 58 anos e é formado em Administração de Empresas pela Unisinos. Chega ao nosso governo depois de ter vivido por oito anos a experiência de administrar a cidade de Campo Bom, entre 2009 e 2016. Como prefeito, conduziu uma gestão marcada por resultados expressivos na área de educação. Além de trabalhar pela melhoria da infraestrutura das escolas, ampliou o acesso, dobrando, por exemplo, a oferta de vagas em Educação Infantil. Um dos destaques da gestão foi o Projeto Acolher, que ofereceu atividades no contraturno da escola a crianças e adolescentes. Também implementou um projeto de gestão dos indicadores municipais de ensino, o Projeto Sonho e Ação.

 

José Stédile (Secretaria de Obras e Habitação) – Preside o PSB do Rio Grande do Sul e atualmente é deputado federal. Natural de Nova Prata, tem 61 anos e é formado em Economia do Trabalho (UNICAMP) e Gestão Pública (UCS). Foi prefeito de Cachoeirinha entre 2001 e 2008, dirigente sindical e em 2010 elegeu-se deputado federal, reeleito em 2014. Na sua administração municipal, a prefeitura conduziu mais de 500 obras públicas de todos os perfis, além de ter entregue à população cerca de 1 mil moradias.

 

Dirceu Franciscon (Desenvolvimento Econômico e Turismo) – Natural de Arvorezinha. Foi vereador em Nova Alvorada de 1993 a 1996. Foi secretário geral do município de Nova Alvorada por 20 anos. Também trabalhou como assessor parlamentar do deputado Luiz Carlos Busatto por oito anos na Câmara Federal. Foi secretário Municipal de Canoas. É formado em Técnico em Contabilidade, especialista em Orçamento Público, na captação de recursos. Foi eleito agora em 2018 deputado estadual pelo PTB.

 

Rodrigo Lorenzoni (Secretaria de Articulação e Apoio a Municípios) – É médico veterinário e concorreu ao cargo de deputado estadual pelo Democratas na eleição de 2018, ficando como primeiro suplente da coligação DEM-PSL. É pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na School of Business Administration da Universidade de Miami (EUA).Foi diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Metroplan e presidiu o Conselho Regional de Veterinário. Tem 39 anos.

 

Regina Becker Fortunati ( Secretaria de Trabalho e Assistência Social ) – Conhecida pela defesa da causa animal, tem 61 anos e é primeira suplente de deputada estadual pelo PTB na eleição de 2018. Foi titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) de Porto Alegre, criada em 2013. Em 2014, elegeu-se deputada estadual, tendo coordenado a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais. É natural do município de Lomba Grande.

 

Secretaria de Administração Penitenciária – Será exercida pelo vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Júnior, que acumulará a pasta de Segurança Pública.

 Foto: Gustavo Mansur