>Ministério confirma o fim do pedágio

Ministério confirma o fim do pedágio

Trânsito

Com nova licitação da Freeway, a praça de pedágio de Eldorado do Sul deve ser desativada. O término depende da nova licitação da Freeway, que está sendo preparada e prevê pedágio em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. O novo edital deve ainda ser analisado pelo Tribunal de Contas da União.
Conforme já noticiou o Jornal Nova Folha, o término da praça de pedágio está condicionado à assinatura do novo contrato de concessão do trecho de Eldorado a Osório. Depois disso, a BR 116, entre Guaíba e Eldorado, passará a ser gerida pelo Governo Federal, até que seja feita nova licitação da rodovia entre Eldorado e Camaquã. Uma nova concessão deve ocorrer no segundo momento para o trecho da BR 116, de Eldorado do Sul a Camaquã, e de Eldorado a Pantano Grande.
A localização dos novos pedágios na BR 116 depende de estudos e provavelmente será localizado fora dos perímetros urbanos, no caso, deve ficar depois de Guaíba.
Ministério dos Transportes
O jornal Nova Folha fez contato com o Ministério dos Transportes, que informou, através da assessoria de imprensa, que o projeto da Rodovia de Integração do Sul não contempla o trecho de Eldorado do Sul da Concepa. Portanto, a praça de pedágios que existe hoje não permanecerá na nova concessão. O governo estuda separadamente a concessão dos trechos da BR-290, Eldorado do Sul - Pantano Grande, e da BR-116, Guaíba - Pelotas. Contudo, esse segundo estudo está em fase inicial.
O contrato com a Concepa encerrou em julho e foi prorrogado por 12 meses com redução da tarifa nos pedágios.