>População protesta nas ruas

População protesta nas ruas

Manifestações

Seguindo a onda de manifestações que ocorrem pelo Brasil, em Guaíba/RS, centenas de pessoas saíram às ruas para protestar.  Indignação em relação a situação da saúde, do transporte, contra a corrupção, gastos com a Copa do Mundo, mais recursos para a educação, foram os principais temas que envolveram as manifestações na cidade. O jornal Nova Folha acompanhou o primeiro ato que ocorreu no final da tarde de sexta-feira, 21 de junho. Como medo de vandalismo, o comércio fechou as portas ainda pela tarde e diversos estabelecimentos de ensino suspenderam as aulas no turno da tarde e noite.

Apesar do mau tempo, no final da tarde, centenas de pessoas concentraram-se em frente do prédio da prefeitura e seguiram até o trevo que dá acesso à cidade e fecharam a BR 116 por cerca de duas horas. Um segundo grupo foi até o centro da cidade, onde protestou em frente da casa do prefeito Henrique Tavares.

Na tarde de sábado, 22 de junho, outra manifestação teve como principal alvo a  situação da saúde, adotou o mesmo roteiro, reunindo centenas de pessoas na prefeitura e seguiu até a BR 116. A rodovia que liga a zona sul do Estado ficou fechada por cerca de 40 min.

As duas manifestações foram pacíficas. Famílias, crianças, jovens e adultos foram as ruas carregando cartazes e as bandeira do Brasil e do Rio Grande do Sul.