>Prefeitura interdita tanques de empresa

Prefeitura interdita tanques de empresa

Arroio Passo Fundo

A empresa MasterFlake, que recicla garrafas de plástico, teve a estação de tratamento de efluentes interditada na semana pela Prefeitura de Guaíba. Os técnicos da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente flagraram o descarte irregular de produtos químicos na rede fluvial. Conforme a prefeitura, essa prática contamina o arroio Passo Fundo e prejudica a qualidade de vida dos moradores da região. A empresa foi multada em mais de R$ 30 mil. Além disso, o proprietário terá que fazer o desligamento de todos os canos com acesso à rede fluvial.
Cansado de esperar por uma posição mais firme por parte da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam), o prefeito José Sperotto determinou, em novembro, que o problema no arroio fosse solucionado pela secretaria municipal de meio ambiente. Além de intensificar a fiscalização nas empresas suspeitas, a Prefeitura também firmou, no ano passado, uma parceria público-privada para que seja feito o saneamento básico da cidade em até 5 anos. O serviço está em andamento.
A empresa alega que vem trabalhando dentro da legalidade e que não vem comentendo nenhuma ilegalidade. A empresa disse que não utiliza produtos químicos, apenas detergentes para a limpeza.