>Indústria

Indústria

Em Caxias do Sul

A Foton Aumark do Brasil apresentou, na   sexta-feira, 23 de setembro,  o primeiro veículo da empresa produzido no estado. O evento ocorreu na linha de montagem temporária da companhia, localizada em uma das unidades da Agrale, em Caxias do Sul.  O governador José Ivo Sartori acompanhou a apresentação e assistiu a um test-drive do modelo. 

O veículo lançado possui dez toneladas e faz parte de uma pré-série de caminhões leves, com padrão de 3,5 a dez toneladas. A linha segue um modelo urbano, que possibilita aos proprietários trabalharem com os veículos dentro das cidades. A expectativa é que os novos modelos comecem a ser fabricados nacionalmente ainda neste mês de outubro. 

"Este momento é muito importante para a indústria automotiva gaúcha. Serve de modelo para a recuperação econômica em que atualmente nos encontramos. Começa apenas com um caminhão, mas é o início de um grande processo, com grandes desafios, que mostrará que é possível construir parcerias e ir em frente", afirmou Sartori. Segundo ele, o lançamento do pré-série é resultado de muita articulação e esforço, que fazem o Rio Grande do Sul crescer ainda mais. 

De acordo com Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do Conselho da Foton Aumark do Brasil, o evento marcou um momento importante para empresa. "Mostra que fomos capazes de pegar modelos de caminhões chineses e adaptá-los às necessidades do mercado brasileiro. Tenho certeza que voltaremos a nos encontrar, desta vez em Guaíba, para o lançamento oficial desta linha", destacou. 

 

A linha de produção adotada pela Foton, em Caxias do Sul, é resultado de um acordo fechado em março deste ano com a Agrale, que prevê o uso de uma linha de montagem para a produção de seus caminhões enquanto a fábrica própria, em Guaíba, estiver em construção.