>Reaproveite o lixo orgânico

Reaproveite o lixo orgânico

Recicle em casa e a natureza agradece

J á dizia o ambientalista, José Lutzenberger, que “lixo não é outra coisa que material bom colocado em lugar errado”. Jogamos fora diariamente material que poderia virar adubo, economizaríamos dinheiro, pois conseguimos produzir nosso próprio adubo para o jardim, horta, vaso de flores ou árvores.
Qual é amelhor dica de fazer uma composteira caseira? Conforme Vitório José Maia, do escritório da Emater de Guaíba, quem tem pouco espaço ou produz pouco resíduo, o processo de baldes é o mais adequado. A vantagem do sistema com bombona ou balde que é fechado, eliminana ou reduz a emissão de cheiro e dificultando o acesso de animais (ratos e baratas).
“Para o público urbano, os baldes se adaptam bem, pode-se usar baldes reciclados encontrados em mercados e confeitarias”, disse.
“Entendo que no planejamento do tamanho do balde a usar tem que se ter uma ideia da produção diária de resíduos para evitar que se construa uma composteira muito grande ou muito pequena, que não surtirá os efeitos desejados”, frisa.
Conforme Vitorio Maia, após cheio o balde cheio, o composto precisa ainda de 60 a 120 dias para estar pronto para uso.

Empresa constrói lixeiras

Quem não tem tempo para construir sua composteria, em Porto Alegre, a Compostchêira é uma empresa que oferece a venda de produtos e serviços relacionados à compostagem doméstica.
Segundo a empresa, a prática da compostagem doméstica a família pode transformar a maior parte do resíduo orgânico produzido em casa em adubo e biofertilizante.
A empresa dá dicas de Compostagem Doméstica e dados sobre Resíduos Sólidos Urbanos, com foco em Porto Alegre e nos municípios do Rio Grande do Sul. Faz entrega na grande Poa. Confirma maiores detalhes no sitewww.compostcheira.eco.br ou pelo telefone  51 9779-2597 ou email contato@compostcheira.eco.br.

COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COM BOMBONAS

O objetivo é transformar os resíduos orgânicos domésticos em adubo, para usar em hortas, pomares e jardins, evitando o envio deste material para o aterro sanitário. Existem vários métodos de fazer compostagem. Outras informações podem ser obtidas junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Passo a Passo para Instalação da Composteira
1. Utilizar uma bombona (50 litros) e retirar o fundo;
2. Abrir um buraco no solo (aproximadamente 80 cm de profundidade);
3. Fazer pequenos furos a cada 15cm/20cm desencontrados (formando losangos) nas laterais da bombona para facilitar a entrada de ar no interior do composto;
4. Instalar a bombona;
5. Iniciar a compostagem colocando os resíduos orgânicos e cobrindo as remessas de lixo orgânico com serragem, palha ou capim seco, mantendo sempre a bombona fechada (tampada);
6. Antes do material orgânico atingir o nível do solo, retirar a bombona, revolver o composto, cobrir o buraco com terra e deixar finalizar a compostagem (de 90 a 120 dias para utilizar o adubo);
7. Instalar a bombona ao lado em outro buraco, para iniciar nova compostagem.