>Combate ao tráfico reduz homicídios

Combate ao tráfico reduz homicídios

Segurança

A coronel Bianca Burger, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região Centro Sul( CRPO Centro Sul) disse que a queda de cerca de 50% dos homicídios em Guaíba em 2018 em relação ao ano anterior, ocorreu pela ação da polícia no combate ao tráfico. Segundo ela, a briga por espaço, dívidas com traficantes, são as principais causas das mortes.
Além da redução dos homicídios, a BM constatou redução de furtos de veículos e residências. Um dos bairros com mais casos de roubos em casas, tem sido o Jardim dos Lagos. A coronel Bianca acredita que isso ocorre por que muitas famílias trabalham e passam o dia inteiro fora, favorecendo os arrombamentos. A comandante destaca que a BM está intensificando o policiamento no bairro.
Guaíba conta com 90 policiais que estão em formação e estarão nas ruas em fevereiro. A formatura dos mesmos ocorre em junho e deverão atuar na região.
Um dos problemas encontrados no CRPO são as Câmeras de Videomonitoramento em virtude falta de manutenção. A prefeitura anunciou que vai fazer licitação para contratar uma nova empresa para conserto e manutenção.

Primeira mulher
A coronel Bianca, a primeira mulher a assumir o CRPO, trabalhou quatro anos do 31o Batalhão da BM de Guaíba e há um ano comanda o CRPO Centro Sul atende 11 cidades da Região Costa Doce e Carbonífera. No final do ano passado foi promovida a coronel, sendo a segunda mulher a assumir o último posto da BM. Ingressou na BM com 19 anos e esta há 33 anos da Brigada Militar.