>Fotografando a região

Fotografando a região

Arte

O Guaíba Foto Clube-GFC realizou no último sábado, dia 29, mais um passeio para cumprir seu roteiro anual de registrar as belezas da região. Desta vez o local escolhido foi o município vizinho, Barra do Ribeiro. A saída fotográfica iniciou com uma visitação guiada à Laurentia Vinhedos do Brasil, na Estrada do Cortado, próximo à localidade de Passo Grande, na BR 116. No local foi possível acompanhar o processo de fabricação do vinho, contemplar parreirais, jardins, casas, chatôs e os salões que compreendem o complexo da Vinícola. A beleza do local resultou, aos integrantes do Clube, lindas fotos, durante a ensolarada manhã.
O grupo foi recepcionado pelo administrador, Jaime Centenário, que apresentou os aspectos gerais da Vinícola. O processo envolvendo a fabricação do vinho ficou a cargo do enólogo residente, Andrés Merino. No final do passeio o presidente e o vice do GFC, Valmir Michelon e Cláudio Casadio, entregaram aos representantes da Vinícola o livro Guaíba - A Cidade do Sol Nascente, que conta a história da região, desde as sesmarias até os dias atuais, ilustrado com fotos de integrantes do Foto Clube.
Após a visitação à Vinícola, o almoço ocorreu no restaurante Sabor Caseiro, no Passo Grande e, à tarde, o grupo se dirigiu para a área central da cidade de Barra do Ribeiro, onde puderam fazer muitas fotos dos casarios bem conservados e ainda em uso pelos barrenses. Além disso, uma caminhada pela orla e visitação à Fábrica de Gaiteiros. No final da tarde, foi possível contemplar o processo de colheita de arroz, nas lavouras ao lado da BR 116 e apreciar as facilidades da tecnologia na agricultura. As saídas fotográficas do Guaíba Foto Clube são definidas nas reuniões realizadas nas primeiras terças-feiras de cada mês, às 19h30min, na Escola Gomes Jardim. As reuniões são abertas ao público e para participar basta gostar de fotografia e do convívio entre amigos, através dos passeios organizados pelo Clube.

 

Texto Bete Neves