>Mais esgoto tratado

Mais esgoto tratado

AMBIENTE

Com a adesão de Canoas ao projeto da parceria público-privada(PPP) da Corsan, a companhia deve até o final do ano abrir licitação para o tratamento do esgoto em nove cidades da Região Metropolitana, entre elas Guaíba e Eldorado do Sul. Conforme o gerente da Corsan em Guaíba, Rogério Madrid, sem a PPP, Guaíba ficaria com cerca de 40% do esgoto tratado com as obras em andamento e agora chegará a 83,7%, o que representará a universalização do serviço na cidade. Atualmente menos de 7% do esgoto da cidade é tratado.
De acordo com Madri, com o esgoto tratado, a cidade ganha em empregos nos próximos dez anos, deixará de largar 350 milhões de litros mensais de esgoto no Guaíba e além disso os moradores ganham em qualidade de vida e valorização dos imóveis. Com a PPP todos os bairros serão beneficiados. Sem ela, somente os bairros parque 35, Colina, Centro, Engenho, Nassuca, todos em obras, seriam beneficiados.
Ligações do esgoto
Segundo o gerente da Corsan mil usuários dos bairros Engenho e Centro já foram notificados a fazerem a ligações do seu esgoto na rede da Corsan. Mais de 450 já fizeram as ligações. O prazo é de quatro meses para a ligação, quem não fizer pagará pela disponibilidade. O custo médio da ligação é de R$ 300,00. Beneficiários do Bolsa Família não pagam.