>Pelos cinco continentes

Pelos cinco continentes

Dez anos de estrada

Ao completar 40 anos, o Frei Marcelo Monti Bica, iniciou na terça, 28 de agosto, uma caminhada que deve durar uma década e percorrer os cinco continentes. Entre as motivações a prevenção a Aids e mostrar que é preciso sonhar com a mudança no mundo.
O longo caminho iniciou na terça, em Porto Alegre e depois de 30 km a pé, chegou em Guaíba e passou a noite no bairro Ermo. Pela manhã ao contemplar o lindo amanhecer e antes de seguir seu caminho, conversou com estudantes do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim. Em uma conversa de menos de uma hora, falou da motivação de fazer o projeto e deixou uma mensagem de sonhos, desafios e a importância em cada um acreditar no seu potencial.
Depois da conversa, seguiu rumo a Barra do Ribeiro pela estrada de chão com seu carrinho de mão onde leva alimentação, água, algumas roupas e a imagem de São Francisco de Assis.
Caminhada
Segundo ele, “O Caminho de Aline” por ele denominada tem o propósito de valorizar o encontro com as pessoas e conectar histórias de vida que suscitam coragem e esperança. “Essa viagem visa igualmente incentivar a prevenção ao HIV/AIDS e fomentar a empatia, a acolhida e não preconceito as pessoas vivendo com HIV”, disse.
O frei Marcelo destacou que em 2007 recebeu um telefonema de sua mãe dizendo que sua irmã Aline estava em um hospital em coma. “Minha irmã estava com AIDS e não aderia ao tratamento, pois sentia vergonha de ir ao posto de saúde para receber a medicação em razão dos estereótipos e preconceitos associados a essa doença”, comentou. A sua irmã morreu em 2008 com 28 anos e deixando três crianças.
“De certa forma, o que a matou não foi a doença, mas o medo de ser julgada pelo preconceito. O projeto tem seu nome, pois se solidariza e se compromete com pessoas que têm suas vidas ameaçadas pelo preconceito”, frisou.

Caminho de Aline – volta ao mundo a pé pela vida e contra a Aids.
1. Porto Alegre
2.Guaiba
3.Douradinho – Barra do Ribeiro
4.Tapes
5. Camaquã
6. Cristal
7. São Lourenço
8.Turuçu
9. Pelotas
No primeiro ano pretende passar pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru Bolívia, Equador e Colômbia.