>Projeto valoriza mulher    através da fotografia

Projeto valoriza mulher através da fotografia

Parceria entre Guaíba Foto Clube e Sindicato de Barra do Ribeiro mostra trabalho no campo

O trabalho da mulher rural de Barra do Ribeiro vem sendo valorizado através da fotografia numa parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra do Ribeiro e o Guaíba Foto Clube. O projeto inspirado na exposição sobre jovens rurais realizado pela Emater/Ascar/Guaíba e o jornalista Valmir Michelon, Elisabete Zimpel e Denise Fotos, irá mostrar as diferentes atividades rurais das mulheres na área rural. Segundo as organizadoras, a jornalista e fotógrafa Bete Neves, do GFC e da assessora do sindicato, Neiva Souza a ideia surgiu a a partir de da exposição realizada na Serrinha, com fotos da área rural de Guaíba .”Era um sonho antigo de mostrar que a trabalhadora rural, além de cuidar do lar, realiza todos os serviços da agricultura”, comentou. Segundo ela, o objetivo é apresentar que as mulheres também se cuida e vai ao salão de beleza, como qualquer outra pessoa. O projeto, além de mostrar o dia a dia nas atividades do campo, apresentará a mulher em um dia de beleza.
Segundo a sindicalista, as principais atividades em Barra do Ribeiro são a produção de arroz, a pecuária, soja e batata doce. Todas serão representadas na exposição fotográfica que irá marcar o mês da mulher.
Nara atua no sindicato há mais de dez anos, cursa Direito e pretende defender a agricultura familiar. Atualmente, o sindicato conta com 230 produtores associados.
Conforme a presidente do GFC, Mara Menezes, o projeto rural vem para nos mostrar que a mulher não é só a que fica em casa mas que ela vai a campo trabalhar lado a lado com marido.
O clube de fotografia que existe há 18 anos, tem realizado diversas atividades sociais, como o projeto Retrato de Família,palestras e oficinas em escolas, cursos e passeios fotográficos, entre outros